quarta-feira, 29 de junho de 2011

Formulário Geral

Situação Problema
            A questão ambiental foi por muito tempo considerada secundária. Nos anos 90, no entanto, houve a Segunda Conferência Mundial sobre o Meio Ambiente,sediada no Brasil, onde passou a ser considerada como um dos mais importes riscos à estabilidade da nova ordem1.
            Nesse contexto, as empresas das diversas áreas, que querem se manter no chamado mercado da nova ordem, devem necessariamente ter essa preocupação. Para as empresas construtoras, criar dispositivos que possibilitem maior economia de recursos naturais é, portanto, tanto uma necessidade ecológica quanto de mercado.
            Justificativa
A gestão da utilização de água vai de encontro com a necessidade das empresas construtoras em possibilitar a economia de recursos naturais.
A terra é um sistema fechado e, sendo assim, a quantidade de água permanece relativamente constante2. Mas a forma e os locais onde é encontrada podem ser modificados em função de diversas variáveis, como conservação de rios, vegetação, dentre outros. Assim, a água que hoje é de uso humano pode não se encontrar nesse estado em um período de tempo relativamente curto. Eis a explicação para o paradoxo da escassez na abundância3.
É de suma importância, portanto, que os projetos de engenharia contemplem a otimização da utilização da água. Essa preocupação é, também, proveitosa para as empresas, que têm a demanda por marketing ambiental.
Em Belo Horizonte, o regime pluviométrico possibilita que, principalmente nos meses de janeiro, fevereiro e março, a água de chuva seja reutilizada, já que as chuvas são abundantes e superiores aos níveis de absorção e percolação.
Tendo em vista todos esses fatores, o grupo pretende criar o protótipo de um reaproveitador de água de chuva, utilizando materiais de baixo custo e com posterior demonstração de seu uso no CEFET-MG.

Objetivo
Geral _ O objetivo geral do grupo é construir o  protótipo de um reaproveitador de água de chuva e demonstrar sua utilização.
Específico_ Os objetivos específicos do grupo são
-Realizar um estudo sobre possíveis métodos de construção do protótipo;
-Realizar uma pesquisa sobre o que já foi feito nessa área e disponibilizado ao público;
-Definir, com base nos estudos, materiais de baixo custo que poderiam ser utilizados;
-Contatar possíveis fornecedores de materiais;
-Construir o protótipo;
-Demonstrar sua utilização;
-Contatar possíveis interessados na idéia, para que o processo possa ser passado adiante;
-Publicar na internet o processo envolvido no projeto;
Metodologia
            Serão realizadas pesquisas na internet em sites de busca com os termos “reaproveitamento de água de chuva”, “reaproveitador de água de chuva”e, dentre os resultado encontrados, serão selecionadas publicações de interesse do grupo, para a ciência do que já foi feito nesse sentido.
            Uma construtora que tem projetos de reaproveitamento será contatada, para troca de informações e, possivelmente, fornecimento de material.
            Será feita uma pesquisa sobre materiais de baixo custo que poderiam ser utilizados no protótipo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário