terça-feira, 28 de junho de 2011

Captação de água de chuva: Dados práticos

Na área urbana os usos potenciais da água de chuva captada são os seguintes: irrigação de campos de golfe e quadras esportivas, jardins, faixas verdes decorativas ao longo de ruas e estradas, torres de resfriamento,  parques e cemitérios, descarga em toaletes, lavagem de veículos, reserva de incêndio, recreação, construção civil (compactação do solo, controle de poeira, lavagem de agregados, produção de concreto), limpeza de
tubulações, sistemas decorativos tais como espelhos d’água, chafarizes, fontes luminosas, etc.
As vantagens na utilização da água de chuva são muitas, entre elas, a redução do consumo de água da rede pública e do custo de seu fornecimento; ajuda na contenção das enchentes, represando parte da água que teria de ser drenada para galerias e rios além de fazer sentido ecológica e financeiramente não desperdiçar um recurso natural escasso em toda a cidade e disponível em nosso telhado.
O sistema de captação de água de chuva envolve captação, filtação, reservação edistribuição. Ele dirige a água das calhas para um filtro e daí para uma cisterna reservatório ou tanque subterrâneo, ao abrigo da luz e do calor, para manter a água livre de bactérias e algas.
Antes da instalação do sistema, é feito um estudo dos índices pluviométricos da região, da capacidade de captação do telhado e do tamanho ideal da cisterna de armazenamento.
Baseado nesses cálculos é dimensionado o equipamento necessário.
Legislação: Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis -
ABNT NBR 15527:2007 – Requisitos.
Indice pluviometrico de Belo Horizonte: 1417 (Média 1997 a 2000.)
Média do Indice pluviometrico de Minas Gerais: 1200mm
Média do Indice pluviometrico dos Vales do Jequitinhonha e Doce: 900mm












Fonte de consulta: www.acquasave.com.br

O resultado da tabela é em metros cúbicos por ano.
Exemplo: Região com indice pluviometrico de 1.300mm e área de telhado de 400m², a capacidade anual de captação é de 468m³.
Se a capacidade de captação mensal (anual dividida por 12) não for o dobro do volume da cisterna eservatório o sistema perde eficiencia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário